Terapia de Casal

A Terapia Cognitiva com casais envolve auxiliar  os membros do casal a tomarem consciência dos pensamentos disfuncionais que praticam em sua relação, os quais levam a conflitos nas suas interações.

Os conflitos de relacionamentos de um casal acontecem, quando um ou ambos possuem crenças disfuncionais ou expectativas irrealistas sobre eles mesmos  e no relacionamento.

Como resultado, os casais fazem atribuições negativas acerca dos comportamentos um do outro, o que conduz a opiniões generalizadas um do outro feitas sob uma ótica negativa.

Os membros do casal tendem a dar mais atenção aos comportamentos e atitudes negativas um do outro, não tendo a percepção das ações positivas. Assim entram em uma espiral contínua de interação conflituosa, até estarem constantemente discutindo por coisas banais ou se  ignorando completamente, ficando sem se falarem um com o outro.

ARQUITETURA DO AMOR

Uma estrutura poderosa,  que impacta em diferentes dimensões de realização humana – pessoal, familiar, social e profissional. Projetar, construir, manter ou renovar relações requer investimento pessoal, cujas partes exigem ações específicas e comprometimento profundo. Suzy  Fleury)

ESTRUTURAS QUE FUNDAMENTAM E SUSTENTAM O RELACIONAMENTO AMOROSO SAUDÁVEL

Etapa 1– Arquitetura e Construção

Nessa fase, início do relacionamento costumamos não ver a pessoa amada como realmente é, ficamos algumas vezes desiludidos literalmente, porque ela não corresponde à nossa ilusão do que queríamos que fosse.

Etapa 2 – Manutenção

É um período do relacionamento estável importante, que sugere assumir a correção de pequenos desencontros com atenção especial à comunicação.

Etapa 3 – Reforma

Refere-se a uma fase em que as crises necessitam ser encaradas de frente e as novas regras e acordos, reeditados.

Etapa 4 – Reconstrução ou Demolição

Quando cada uma das 10 estruturas estão vulneráveis, é hora de tomar uma decisão e reconstruir esse relacionamento. O momento em que se encontra em seu relacionamento amoroso, é fundamental perceber a dinâmica do relacionamento em que se encontra e então, assumir sua parcela de responsabilidade e a parte que lhe cabe nessa jornada.

Agora, o que você pode fazer para melhorar ainda mais essa área de sua vida?

A Terapia Cognitiva com Casais, utiliza um conjunto de princípios e técnicas , visando alterar e expandir as perspectivas dos cônjuges e seus comportamentos, assim os casais aprendem a corrigir as suas interações conflituosas para melhorar o seu relacionamento.